SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Comprometiendo estudiantes por medio de la redacción de casos: formación docenteAutoavaliação e avaliação pelos pares: uma análise de pesquisas internacionais recentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FRAGELLI, Ricardo Ramos  y  FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Summaê: um espaço criativo para aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.409-430.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds05.

Este artigo apresenta alguns avanços sobre uma metodologia ativa conhecida como Summaê, utilizada em várias regiões do país e em diversos campos do conhecimento. A primeira publicação sobre esse tema data de 2012 e, apesar de os fundamentos serem os mesmos das primeiras experiências feitas em turmas de Engenharia, algumas adaptações foram realizadas para que pudesse ser aplicado de modo mais abrangente, inclusive na educação a distância e na educação corporativa. Além de apresentar a metodologia de forma mais consistente e detalhada, são analisados resultados qualitativos de 18 professores que participaram diretamente da organização de Summaês em suas instituições, com o intuito de estudar as possíveis dificuldades encontradas, principais vantagens, reações dos estudantes e seu engajamento sob a óptica do professor. Os resultados mostram que os docentes tiveram pouca ou nenhuma dificuldade na realização do Summaê e as principais reações dos estudantes foram de motivação, alegria, aproximação, divertimento, entusiasmo, concentração e espírito de equipe.

Palabras clave : Aprendizagem ativa; Aprendizagem criativa; Summaê.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )