SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Engajando estudantes por meio da redação de bons casos: formação docenteAutoavaliação e avaliação pelos pares: uma análise de pesquisas internacionais recentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FRAGELLI, Ricardo Ramos  e  FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Summaê: um espaço criativo para aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.409-430.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds05.

Este artigo apresenta alguns avanços sobre uma metodologia ativa conhecida como Summaê, utilizada em várias regiões do país e em diversos campos do conhecimento. A primeira publicação sobre esse tema data de 2012 e, apesar de os fundamentos serem os mesmos das primeiras experiências feitas em turmas de Engenharia, algumas adaptações foram realizadas para que pudesse ser aplicado de modo mais abrangente, inclusive na educação a distância e na educação corporativa. Além de apresentar a metodologia de forma mais consistente e detalhada, são analisados resultados qualitativos de 18 professores que participaram diretamente da organização de Summaês em suas instituições, com o intuito de estudar as possíveis dificuldades encontradas, principais vantagens, reações dos estudantes e seu engajamento sob a óptica do professor. Os resultados mostram que os docentes tiveram pouca ou nenhuma dificuldade na realização do Summaê e as principais reações dos estudantes foram de motivação, alegria, aproximação, divertimento, entusiasmo, concentração e espírito de equipe.

Palavras-chave : Aprendizagem ativa; Aprendizagem criativa; Summaê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )