SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Summaê: un espacio innovador para aprendizajeMetodologías activas: de las concepciones a las prácticas en distintos niveles de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

COSTA, Carla Barroso da. Autoavaliação e avaliação pelos pares: uma análise de pesquisas internacionais recentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.431-453.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds06.

Uma revisão de artigos publicados em dois periódicos internacionais - Assessment and Evaluation in Higher Education e Active Learning in Higher Education - sobre autoavaliação e avaliação pelos pares, nos últimos sete anos (2010-2016), é o objetivo maior deste estudo. Uma análise detalhada dos artigos coloca em evidência diversos benefícios ligados a esses processos de regulação tão presentes no desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, como o melhor desempenho dos estudantes nas disciplinas e maior interação entre os membros do grupo. No entanto, limites são também identificados, como a necessidade de realizar retroações claras e pertinentes, assim como de associar os tópicos de estudo, para que esses processos de regulação façam sentido.

Palabras clave : Autoavaliação; Avaliação pelos pares; Avaliação para a aprendizagem.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )