SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Summaê: um espaço criativo para aprendizagemMetodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COSTA, Carla Barroso da. Autoavaliação e avaliação pelos pares: uma análise de pesquisas internacionais recentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.431-453.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds06.

Uma revisão de artigos publicados em dois periódicos internacionais - Assessment and Evaluation in Higher Education e Active Learning in Higher Education - sobre autoavaliação e avaliação pelos pares, nos últimos sete anos (2010-2016), é o objetivo maior deste estudo. Uma análise detalhada dos artigos coloca em evidência diversos benefícios ligados a esses processos de regulação tão presentes no desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, como o melhor desempenho dos estudantes nas disciplinas e maior interação entre os membros do grupo. No entanto, limites são também identificados, como a necessidade de realizar retroações claras e pertinentes, assim como de associar os tópicos de estudo, para que esses processos de regulação façam sentido.

Palavras-chave : Autoavaliação; Avaliação pelos pares; Avaliação para a aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )