SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Autoavaliação e avaliação pelos pares: uma análise de pesquisas internacionais recentesPedagogias de aprendizagem ativa e uso de TIC na educação superior: uma combinação possível? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de  e  GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.455-478.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds07.

Este artigo foi desenvolvido com base no trabalho realizado a partir da disciplina Currículo, Tecnologias, Aprendizagem e os Desafios à Educação na Cultura Digital, ministrada durante o segundo semestre de 2016, no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Essa disciplina tinha como objetivo desenvolver práticas que explorassem o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e estudar as contribuições e limites que tais práticas oferecem ao desenvolvimento do currículo e à aprendizagem baseada nas metodologias ativas. Oito estudantes de mestrado e doutorado participaram dela e, como parte das atividades, cada um desenvolveu uma prática pedagógica com alunos do ensino básico ou superior, baseada em metodologias ativas com o uso das TDIC. Como produto dessa experiência, cada estudante produziu um texto reflexivo e uma narrativa digital, representando o processo de aprendizagem ao longo da disciplina. Os resultados do trabalho possibilitaram entender as diferentes concepções sobre metodologias ativas, bem como analisar as potencialidades destas metodologias para uso em diferentes níveis de ensino.

Palavras-chave : Prática pedagógica; Aprendizagem; Tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )