SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue52Active methodologies: from conceptions to practices in different levels of teachingAnalytic hierarchy process supporting peer assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

KOZANITIS, Anastassis. Pedagogias de aprendizagem ativa e uso de TIC na educação superior: uma combinação possível?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.479-502.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds08.

As pedagogias de aprendizagem ativa e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o ensino estão cada vez mais presentes no nível universitário. Uma ampla literatura científica apoia os impactos positivos na aprendizagem de ambos os elementos; no entanto, o número de professores que fazem o uso combinado e simultâneo deles acaba sendo baixo. A principal razão evocada por não fazê-lo é a falta de conhecimento das TICs que poderiam ser utilizadas com pedagogias ativas.

Keywords : Pedagogias ativas; TIC; Aprendizagem ativa; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )