SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensinoAnalytic hierarchy process suportando a avaliação por pares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KOZANITIS, Anastassis. Pedagogias de aprendizagem ativa e uso de TIC na educação superior: uma combinação possível?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.479-502.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds08.

As pedagogias de aprendizagem ativa e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o ensino estão cada vez mais presentes no nível universitário. Uma ampla literatura científica apoia os impactos positivos na aprendizagem de ambos os elementos; no entanto, o número de professores que fazem o uso combinado e simultâneo deles acaba sendo baixo. A principal razão evocada por não fazê-lo é a falta de conhecimento das TICs que poderiam ser utilizadas com pedagogias ativas.

Palavras-chave : Pedagogias ativas; TIC; Aprendizagem ativa; Ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )