SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Aplicações da criatividade na educação brasileiraA docência em cursos EaD e suas implicações à educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

AROCA, Antonio Carlos  e  MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins. Competências docentes para o ensino por competências na educação profissional: a percepção de docentes do Senac-PR frente ao Modelo Pedagógico Senac (MPS). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.595-612.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ao04.

A partir da mudança do modelo tradicional para o modelo de ensino por competência na educação profissional do Senac, observou-se a necessidade de alinhar as atividades docentes às diretrizes estabelecidas por esse novo modelo, o que requer também novas competências desses profissionais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as competências percebidas pelos docentes do Senac PR para o ensino na educação profissional necessárias à adequação de suas atividades aos objetivos do Modelo Pedagógico Senac (MPS), baseado no ensino por competências. Para atingir esse objetivo, foram entrevistados todos os docentes do curso com o maior número de turmas concluídas e em andamento - o curso Técnico em Enfermagem - utilizando-se os seguintes documentos: Modelo Pedagógico Senac (MPS), o plano de curso de Técnico em Enfermagem e o roteiro da entrevista. Os resultados obtidos estabelecem uma relação de competências, identificadas nas entrevistas, nas informações que representavam ou tinham alguma relação com a descrição de competência, que foram agrupadas por similaridade e descritas, o que permitiu elaborar uma base de competências necessárias aos docentes da educação profissional, diante do modelo pedagógico adotado pela instituição desde 2015.

Palavras-chave : Gestão do Conhecimento; Competência; Educação Profissional; Docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )