SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue52Teaching competences for teaching by competences in professional education: the perception of teachers of Senac-PR versus the Pedagogical Model Senac (MPS)Practices of initiation to teaching: the field diary as an instrument to think about the formation of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PIETROBON, Sandra Regina Gardacho; FRASSON, Antonio Carlos  and  RESENDE, Luis Mauricio Martins de. A docência em cursos EaD e suas implicações à educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.613-638.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ao05.

O presente trabalho tem como objetivo central discutir docência em cursos de formação de professores EaD e suas implicações à educação básica, partindo do princípio que os professores formadores trazem saberes e experiências que se refletem na prática pedagógica nas instituições de ensino. Para tanto, buscou-se investigar pesquisas que abordem a temática em questão, por meio de um levantamento do tipo estado da arte no Portal da Capes de teses e dissertações com análise da temática, dos resumos e palavras-chave. Este levantamento realizado nos meses de maio e junho de 2015 revelou que os trabalhos focam à docência em cursos EaD em termos de seu perfil, característica, bem como a figura do tutor é explorada. Realizou-se, também, um levantamento de artigos que abordam a docência no contexto da EaD e as possíveis relações/implicações com a educação básica, no Portal de Periódicos da Capes, de modo que os artigos selecionados foram analisados em sua íntegra. Pode-se inferir que a docência em cursos de formação de professores EaD requer uma formação específica e contínua, assim como nos demais níveis e modalidades de ensino; tendo como premissa que a qualidade da educação, seja na formação acadêmica em cursos de licenciatura ou na educação básica, pode ser garantida à medida que os docentes sejam inseridos em processos formativos.

Keywords : Formação de professores; Docência; Educação a distância; Educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )