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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
PIETROBON, Sandra Regina Gardacho; FRASSON, Antonio Carlos e RESENDE, Luis Mauricio Martins de. A docência em cursos EaD e suas implicações à educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.613-638. Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ao05.
O presente trabalho tem como objetivo central discutir docência em cursos de formação de professores EaD e suas implicações à educação básica, partindo do princípio que os professores formadores trazem saberes e experiências que se refletem na prática pedagógica nas instituições de ensino. Para tanto, buscou-se investigar pesquisas que abordem a temática em questão, por meio de um levantamento do tipo estado da arte no Portal da Capes de teses e dissertações com análise da temática, dos resumos e palavras-chave. Este levantamento realizado nos meses de maio e junho de 2015 revelou que os trabalhos focam à docência em cursos EaD em termos de seu perfil, característica, bem como a figura do tutor é explorada. Realizou-se, também, um levantamento de artigos que abordam a docência no contexto da EaD e as possíveis relações/implicações com a educação básica, no Portal de Periódicos da Capes, de modo que os artigos selecionados foram analisados em sua íntegra. Pode-se inferir que a docência em cursos de formação de professores EaD requer uma formação específica e contínua, assim como nos demais níveis e modalidades de ensino; tendo como premissa que a qualidade da educação, seja na formação acadêmica em cursos de licenciatura ou na educação básica, pode ser garantida à medida que os docentes sejam inseridos em processos formativos.
Palavras-chave : Formação de professores; Docência; Educação a distância; Educação básica.