SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53Teacher’s education the challenges of author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.721-737.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01.

As condições societárias, hoje, mostram-se multifacetadas e heterogêneas, e, por isso, mais complexas. Pensar e fazer a formação de professores envolve considerar condições situacionais e conscientizar-se das finalidades dessa formação, considerar os porquês, o para quê e o para quem ela é realizada, assumindo compromissos éticos e sociais. Levando em conta isso, o artigo propõe inicialmente visitar o cenário que se nos apresenta hoje na sociedade em geral, e, na educação no Brasil como ponto de partida para uma reflexão sobre como se realiza essa formação e seus efeitos fundamentando a necessidade de mudanças radicais nesse processo formativo.

Keywords : Sociedade complexa; Formação de professores; Ação docente; Educação escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )