SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Desafios da formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.721-737.  Epub 28-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01.

As condições societárias, hoje, mostram-se multifacetadas e heterogêneas, e, por isso, mais complexas. Pensar e fazer a formação de professores envolve considerar condições situacionais e conscientizar-se das finalidades dessa formação, considerar os porquês, o para quê e o para quem ela é realizada, assumindo compromissos éticos e sociais. Levando em conta isso, o artigo propõe inicialmente visitar o cenário que se nos apresenta hoje na sociedade em geral, e, na educação no Brasil como ponto de partida para uma reflexão sobre como se realiza essa formação e seus efeitos fundamentando a necessidade de mudanças radicais nesse processo formativo.

Palavras-chave : Sociedade complexa; Formação de professores; Ação docente; Educação escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )