SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53Teacher education, complexity and teaching workSchools and teachers in the XXI century: demands, challenges, commitments and answers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SOUSA, Clarilza Prado de. Desafios da formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.739-756.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao02.

Entendendo que a formação do professor deve ser analisada também de uma perspectiva psicossocial, procura-se, neste texto, analisar como a construção da profissionalidade se articula em um cenário de presentismo - foco exagerado no presente - que se observa na sociedade atual. Como professores em formação, que escolheram uma profissão que tem por característica formar a geração futura, representam o futuro? Quais os valores que orientam as escolhas desses professores? Os programas de formação subsidiam a construção de projetos de futuro baseados em valores como liberdade, direito, justiça social? . A subjetividade do professor/aluno é considerada durante o processo de formação? Considerando que a profissão do professor se define no compromisso com a formação do futuro do aluno e da sociedade, negar a possibilidade de preparar para o futuro é negar sua profissão.

Keywords : Dimensão psicossocial do currículo de formação docente; Presentismo; Projeto de futuro; Representações sociais; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )