SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53Teacher’s education the challenges ofTeaching and learning in higher education: contribution to reflect on the curricular challenges as epistemological challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

COSME, Ariana. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.757-776.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao03.

A reflexão que se propõe neste texto constrói-se a partir da identificação de diversos tipos de discursos que se têm vindo a produzir sobre a ação docente e as possibilidades dos professores encontrarem um sentido para a profissão que abraçaram. Após se caraterizar os diferentes tipos de discursos identificados, reflete-se sobre os pressupostos e as implicações dos mesmos, denunciando-se equívocos e afirmando-se as potencialidades das narrativas que enfatizam a reflexividade docente como condição e suporte de um projeto de afirmação profissional congruente com os desafios e as exigências curriculares e pedagógicas das escolas do século XXI.

Keywords : Identidade profissional docente; Ação docente; Reflexividade docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )