SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Desafíos de la formación docenteUniversidad enseñanza como espacio de formación: contributo a una reflexión sobre el currículo retos como los desafíos epistemológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

COSME, Ariana. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.757-776.  Epub 28-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao03.

A reflexão que se propõe neste texto constrói-se a partir da identificação de diversos tipos de discursos que se têm vindo a produzir sobre a ação docente e as possibilidades dos professores encontrarem um sentido para a profissão que abraçaram. Após se caraterizar os diferentes tipos de discursos identificados, reflete-se sobre os pressupostos e as implicações dos mesmos, denunciando-se equívocos e afirmando-se as potencialidades das narrativas que enfatizam a reflexividade docente como condição e suporte de um projeto de afirmação profissional congruente com os desafios e as exigências curriculares e pedagógicas das escolas do século XXI.

Palabras clave : Identidade profissional docente; Ação docente; Reflexividade docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )