SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Desafios da formação de professoresO ensino universitário como espaço de formação: contributo para uma reflexão sobre os desafios curriculares como desafios epistemológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COSME, Ariana. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.757-776.  Epub 28-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao03.

A reflexão que se propõe neste texto constrói-se a partir da identificação de diversos tipos de discursos que se têm vindo a produzir sobre a ação docente e as possibilidades dos professores encontrarem um sentido para a profissão que abraçaram. Após se caraterizar os diferentes tipos de discursos identificados, reflete-se sobre os pressupostos e as implicações dos mesmos, denunciando-se equívocos e afirmando-se as potencialidades das narrativas que enfatizam a reflexividade docente como condição e suporte de um projeto de afirmação profissional congruente com os desafios e as exigências curriculares e pedagógicas das escolas do século XXI.

Palavras-chave : Identidade profissional docente; Ação docente; Reflexividade docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )