SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Escuelas y profesores de siglo. XXI: las demandas, desafíos, compromisos y respuestasÉtica y complexidade en la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TRINDADE, Rui. O ensino universitário como espaço de formação: contributo para uma reflexão sobre os desafios curriculares como desafios epistemológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.777-795.  Epub 28-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao04.

Este é um texto onde se reflete sobre a dimensão curricular dos projetos de formação no Ensino Universitário a partir dos desafios epistemológicos com que os mesmos nos confrontam. Parte-se da análise da Psicologia da Educação, como disciplina que integra os planos de estudos dos cursos de formação de professores, de mediadores socioeducativos, de educadores sociais, de animadores socioculturais ou, entre outros, de pedagogos sociais, para se discutir se tais planos de estudos poderão continuar a ser organizados em função de disciplinas estanques entre si ou se, em alternativa, tais planos deveriam ser configurados em função de problemáticas estruturantes que, mobilizando os saberes de áreas científicas distintas, permitem abordar tais problemáticas como entidades complexas.

Palabras clave : Ensino Universitário; Epistemologia e Currículo; Paradigma da complexidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )