SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostasÉtica e complexidade na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TRINDADE, Rui. O ensino universitário como espaço de formação: contributo para uma reflexão sobre os desafios curriculares como desafios epistemológicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.777-795.  Epub 28-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao04.

Este é um texto onde se reflete sobre a dimensão curricular dos projetos de formação no Ensino Universitário a partir dos desafios epistemológicos com que os mesmos nos confrontam. Parte-se da análise da Psicologia da Educação, como disciplina que integra os planos de estudos dos cursos de formação de professores, de mediadores socioeducativos, de educadores sociais, de animadores socioculturais ou, entre outros, de pedagogos sociais, para se discutir se tais planos de estudos poderão continuar a ser organizados em função de disciplinas estanques entre si ou se, em alternativa, tais planos deveriam ser configurados em função de problemáticas estruturantes que, mobilizando os saberes de áreas científicas distintas, permitem abordar tais problemáticas como entidades complexas.

Palavras-chave : Ensino Universitário; Epistemologia e Currículo; Paradigma da complexidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )