SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53Professional and Academic Master Courses: approximations and differencesThe challenges of the concept of experience to think about teacher professionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GERMINARI, Geyso Dongley  and  PEDROSO, Daniela. Educação escolar e currículo: uma abordagem cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.843-865.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao07.

Este artigo é resultado de reflexões acerca da relação entre seleção de conteúdos de ensino e currículo compreendido como artefato social e cultural. Para o desenvolvimento de tal estudo, contou-se com um arcabouço teórico que introduz os três conceitos que fundamentam a presente análise: cultura, educação e currículo. Tais temas foram abordados à luz de autores selecionados no sentido de apontar diferentes maneiras de compreensão e apropriação dos mesmos no contexto escolar, além de subsidiar a discussão referente à tradição seletiva e à constituição dos saberes escolares. A pesquisa bibliográfica conduziu metodologicamente a análise. A contribuição deste trabalho pode ser apontada particularmente quanto à possibilidade que se concretizou de compreender teoricamente a especificidade dos conteúdos de ensino escolar selecionados pelos dispositivos curriculares e sua relação com a cultura, entidade na perspectiva social e histórica.

Keywords : Educação Escolar; Currículo; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )