SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Master Profesional y Master Académico: aproximaciónes y diferenciasLos desafíos del concepto de experiencia para pensar la profesionalización docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GERMINARI, Geyso Dongley  y  PEDROSO, Daniela. Educação escolar e currículo: uma abordagem cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.843-865.  Epub 28-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao07.

Este artigo é resultado de reflexões acerca da relação entre seleção de conteúdos de ensino e currículo compreendido como artefato social e cultural. Para o desenvolvimento de tal estudo, contou-se com um arcabouço teórico que introduz os três conceitos que fundamentam a presente análise: cultura, educação e currículo. Tais temas foram abordados à luz de autores selecionados no sentido de apontar diferentes maneiras de compreensão e apropriação dos mesmos no contexto escolar, além de subsidiar a discussão referente à tradição seletiva e à constituição dos saberes escolares. A pesquisa bibliográfica conduziu metodologicamente a análise. A contribuição deste trabalho pode ser apontada particularmente quanto à possibilidade que se concretizou de compreender teoricamente a especificidade dos conteúdos de ensino escolar selecionados pelos dispositivos curriculares e sua relação com a cultura, entidade na perspectiva social e histórica.

Palabras clave : Educação Escolar; Currículo; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )