SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53School education and curriculum: a cultural approachPromote school conviviality: the focus group as a means of training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BOAS, Lúcia Villas. Os desafios do conceito de experiência para pensar a profissionalização docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.867-887.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao08.

Presente há muito no campo conceitual educacional, as atuais discussões sobre os processos de formação e de profissionalização docentes têm, cada vez mais, colocado em evidência o conceito de experiência. Em que pese novas combinações de seu uso, tais como “saberes experienciais”, “saberes da experiência”, “formação experiencial”, “experiência formadora”, “experiência de vida” etc., as vias de construção da experiência, bem como a explicitação de seus significados, são ainda pouco analisadas. O objetivo desse texto é de explicitar as dificuldades em se trabalhar com esse conceito, haja vista sua polissemia e diversidade de entendimento. Para isso, ele está estruturado em duas partes. A primeira, apresenta a associação entre experiência e formação de adultos como fundamentada, em larga medida, em modelos teóricos em que esse conceito teve um papel preponderante (sobretudo J. Dewey, D. Kolb e M. Knowles). A segunda traz o recorte de uma pesquisa que, ao exemplificar a diversidade de entendimento da noção deexperiência do ponto de vista dos professores, aponta para a necessidade de sua desnaturalização, de modo a discutir a diversidade de seus usos sobretudo no campo da formação e da profissionalização docentes.

Keywords : Experiência; Formação de adultos; Profissionalização docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )