SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53The challenges of the concept of experience to think about teacher professionalizationQualitative data analysis in research on teacher’s education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MELIM, Marcelo; PEREIRA, Beatriz  and  REBOLO, Amália. Promover a convivialidade escolar: o focus group como meio de formação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.889-908.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao09.

Um clima escolar desfavorável constitui uma fonte de vulnerabilidades à integração e segurança da comunidade educativa. As escolas não podem renunciar a corresponsabilidade na promoção da saúde psicossocial dos alunos. As entidades governamentais devem cooperar com as escolas no sentido de apurar que medidas devem ser desenvolvidas em relação às diferentes violências. Este artigo documenta a atividade e principais resultados do Projeto Carta da Convivialidade Escolar, um projeto de intervenção/investigação tutelado pela Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira, Portugal e supervisionado pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. O principal objetivo deste projeto é contribuir para um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitador, potenciador das aprendizagens e favorecedor do sucesso escolar. Recorremos às técnicas de focus groups e à entrevista qualitativa realizada a elementos chave da comunidade educativa. Verificámos que não existe um conjunto de políticas e estratégias num formato único para resolver os conflitos e a violência em todas as escolas. É necessário identificar e testar as medidas mais adequadas às necessidades específicas, à cultura (etos), ao envolvimento sociocultural e ao modelo de gestão. As alterações requerem o comprometimento da comunidade educativa. A avaliação dos resultados permite ajustar e melhorar a intervenção, substituir ou adaptar estratégias.

Keywords : Violência escolar; Convivialidade; Prevenção Intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )