SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue53Education management in the perspective of Human Rights: guarantees of possibilitiesReflections on the teaching of educational policy and researcher’s formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

NOVAES, Adelina; ORNELLAS, Maria de Lourdes  and  ENS, Romilda Teodora. Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.999-1015.  Epub Feb 28, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao14.

Os debates que compõem este artigo visam proporcionar uma análise acerca das potencialidades que a teoria das representações sociais (TRS) oferece às pesquisas em políticas docentes. Por meio da consideração de duas das abordagens teórico-metodológicas que compõem o domínio dos estudos em representações sociais, buscou-se identificar convergências teóricas que instrumentalizassem as pesquisas em políticas públicas. Os estudos da abordagem processual inquietaram os paradigmas da ciência moderna e criaram um estilo original em que a ênfase na subjetividade presentifica o conceito de sujeito e de objeto, uma vez que ambos compartilham de uma relação de construção mútua, na qual a realidade se constrói. Por outro lado, a abordagem dialógica proposta por Ivana Marková oferece um profícuo aparato para a compreensão da constituição social dos sujeitos que convivem nos contextos educacionais. A convergência teórica das abordagens discutidas contribuiu para a identificação da TRS enquanto uma vertente do conhecimento científico que fomenta a análise das políticas docentes, por oferecer constructos para o estudo das simbolizações expressas nos documentos, bem como daquelas circulantes nos diferentes grupos por meio das conversações e das práticas.

Keywords : Representações Sociais; Educação; Processual; Dialogicidade; Abordagens teóricas; Políticas Docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )