SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Gestión de la educación en la perspectiva de Derechos Humanos: garantías de posibilidadesReflexiones sobre la enseñanza de la política educativa y la formación de investigadores en el campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NOVAES, Adelina; ORNELLAS, Maria de Lourdes  y  ENS, Romilda Teodora. Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.999-1015.  Epub 28-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao14.

Os debates que compõem este artigo visam proporcionar uma análise acerca das potencialidades que a teoria das representações sociais (TRS) oferece às pesquisas em políticas docentes. Por meio da consideração de duas das abordagens teórico-metodológicas que compõem o domínio dos estudos em representações sociais, buscou-se identificar convergências teóricas que instrumentalizassem as pesquisas em políticas públicas. Os estudos da abordagem processual inquietaram os paradigmas da ciência moderna e criaram um estilo original em que a ênfase na subjetividade presentifica o conceito de sujeito e de objeto, uma vez que ambos compartilham de uma relação de construção mútua, na qual a realidade se constrói. Por outro lado, a abordagem dialógica proposta por Ivana Marková oferece um profícuo aparato para a compreensão da constituição social dos sujeitos que convivem nos contextos educacionais. A convergência teórica das abordagens discutidas contribuiu para a identificação da TRS enquanto uma vertente do conhecimento científico que fomenta a análise das políticas docentes, por oferecer constructos para o estudo das simbolizações expressas nos documentos, bem como daquelas circulantes nos diferentes grupos por meio das conversações e das práticas.

Palabras clave : Representações Sociais; Educação; Processual; Dialogicidade; Abordagens teóricas; Políticas Docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )