SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número53Convergencia en la teoría en las representaciones sociales y su contribución para el estudio de las políticas docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TELLO, César. Reflexões sobre o ensino de política educativa e a formação de pesquisadores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.53, pp.1017-1050.  Epub 28-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao15.

Neste artigo algumas reflexões sobre o ensino de política educacional e formação de pesquisadores no campo são apresentadas. Investigam-se os papeis dos professores do espaço curricular da política educacional e dos formadores de investigadores. Afirma-se que os processos de formação, tanto de graduação e pós-graduação não podem ser separados do conhecimento das matrizes históricas do período do campo e de seus aspectos epistemológicos. Argumentando que não há uma posição única que deva ser transmitida no processo formativo de jovens que estudam a política de educação. Mas é um desafio e um compromisso epistemológico, para professores e formadores, desenvolver e explicar as muitas maneiras de abordar a política educacional a partir de várias matrizes históricas, teóricas e epistemológicas.

Palabras clave : Ensino; Políticas educativas; Modelos teóricos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )