SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue54The third generation of distance education regulations in Latin AmericaEducational Policies for higher education and the dilemmas of undergraduate courses: curricular questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GONCALVES, Armando  and  CALDERON, Adolfo Ignacio. Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura científica internacional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1125-1145.  Epub Feb 26, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds03.

Este artigo apresenta o estado da questão acerca das implicações dos rankings acadêmicos globais na educação superior. Entre milhares de estudos localizados em bases científicas internacionais, foram selecionados 23 artigos científicos como corpus de análise. As implicações identificadas foram organizadas em três grupos: internacionalização e competição; governança e autonomia; e qualidade e produtividade. A literatura científica apresenta universidades procurando melhores posições nos rankings acadêmicos, eventualmente apoiadas por governos nacionais, almejando entrar no seleto circuito das Universidades de Classe Mundial. Destaca-se o estímulo à internacionalização das instituições de educação superior, especialmente em países asiáticos, por meio do aumento da publicação de artigos científicos e, muitas vezes, das parcerias para importação de modelos consolidados das universidades que estão nos topos dos rankings.

Keywords : Rankings acadêmicos; Rankings universitários; Avaliação educacional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )