SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54La tercera generación de regulaciones de la educación superior a distancia en América LatinaPolíticas Educacionais para a educação superior e os dilemas das licenciaturas: questões curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GONCALVES, Armando  y  CALDERON, Adolfo Ignacio. Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura científica internacional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1125-1145.  Epub 26-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds03.

Este artigo apresenta o estado da questão acerca das implicações dos rankings acadêmicos globais na educação superior. Entre milhares de estudos localizados em bases científicas internacionais, foram selecionados 23 artigos científicos como corpus de análise. As implicações identificadas foram organizadas em três grupos: internacionalização e competição; governança e autonomia; e qualidade e produtividade. A literatura científica apresenta universidades procurando melhores posições nos rankings acadêmicos, eventualmente apoiadas por governos nacionais, almejando entrar no seleto circuito das Universidades de Classe Mundial. Destaca-se o estímulo à internacionalização das instituições de educação superior, especialmente em países asiáticos, por meio do aumento da publicação de artigos científicos e, muitas vezes, das parcerias para importação de modelos consolidados das universidades que estão nos topos dos rankings.

Palabras clave : Rankings acadêmicos; Rankings universitários; Avaliação educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )