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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GUEDES, Neide Cavalcante  e  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Políticas Educacionais para a educação superior e os dilemas das licenciaturas: questões curriculares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1147-1162.  Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds04.

O presente artigo objetiva discutir como as politicas educacionais para o ensino superior tratam os dilemas enfrentados pelos cursos de licenciaturas, considerando que compete à Universidade como lócus de formação, garantir aos futuros profissionais a integração ensino, pesquisa e extensão. Tomamos como foco de investigação as Diretrizes Curriculares para a formação inicial e continuada definidas na Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Para o desenvolvimento do estudo apresentamos os aportes teóricos que subsidiaram nossas discussões, dando destaque a Lopes e Macedo (2011) e Frangella (2016) a partir das quais assumimos a compreensão sobre o currículo como um processo dialógico cujos sentidos não são e nunca serão transparentes, pois são produzidos em meio à negociação, à articulação. Argumentamos que essa perspectiva nos orienta a empreender análises que, para além de binarismo e dicotomias, se voltem para a articulação, deslocamento entre as diferentes esferas observando como as relações inter e intracontextuais operam.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Cursos de licenciaturas; Diretrizes curriculares.

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