SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54Políticas Educacionais para a educação superior e os dilemas das licenciaturas: questões curricularesEl impacto de la formación de postgrado de los profesores en las escuelas portuguesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

EYNG, Ana Maria; SANTOS, Marizete Santana dos  y  VOGEL, Paulinho. Interfaces curriculares na graduação para efetivação da educação em direitos humanos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1163-1182.  Epub 26-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds05.

O trabalho de investigação que relatamos tem como objetivo discutir as tensões que incidem na configuração identitária nos currículos na educação superior, estabelecendo diálogos entre as políticas públicas, os direitos humanos e as juventudes no currículo. A análise, com ênfase nos direitos humanos, contempla referenciais das políticas, argumentos de Bobbio (2004); Candau et al (2013), Eyng (2014) e Santos (2010), em diálogo com as percepções de estudantes de 15 cursos da educação superior, que situam as contradições epistemológicas e políticas contemporâneas que subsidiam a reflexão sobre as forças definidoras das faces do currículo. Os resultados do estudo permitem destacar a ambígua fragilidade da inserção da educação em direitos humanos nos currículos diante da esmagadora força dos índices. A inclusão da educação em direitos humanos nos Projetos de curso ainda é muito pontual, mais atende a exigência do requisito legal do que expressa uma concepção pedagógica. Nesse cenário, a educação superior mais reforça a exclusão, a desigualdade pelos valores da competição e do individualismo do que a inclusão via diálogo com a igualdade e a diferença que constituem a diversidade que supõe o exercício dos valores da dignidade e da solidariedade.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação Superior; Identidade; Currículo; Direito à Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )