SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue54The impacts of teachers’ post-graduate training in portuguese schoolsPolicies related to access to higher education and work: academic education in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Maurício. Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1207-1221.  Epub Feb 26, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds07.

As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente por meio de medidas compensatórias, Uma dessas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir do seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia.

Keywords : Ações afirmativas; Cotas raciais; Universidade brasileira; Meritocracia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )