SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesasPolíticas de acesso à educação superior e ao trabalho: a formação em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Maurício. Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1207-1221.  Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds07.

As ações afirmativas tornaram-se, no atual contexto brasileiro, mais do que uma mera concessão governamental no âmbito de políticas públicas universalistas, mas um imperativo inequivocamente direcionado para sanar distorções historicamente construídas em relação à população brasileira afrodescendente por meio de medidas compensatórias, Uma dessas medidas são as chamadas cotas raciais, discutidas neste artigo a partir do seu relacionamento com o ensino universitário público e da ideologia da meritocracia.

Palavras-chave : Ações afirmativas; Cotas raciais; Universidade brasileira; Meritocracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )