SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue54Racial quotas in the Brazilian university and the ideology of meritocracyThe democratization of access to higher education in brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GISI, Maria Lourdes; CORDEIRO, Gisele do Rocio  and  WESTPHAL, Angela Sugamosto. Políticas de acesso à educação superior e ao trabalho: a formação em questão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1223-1240.  Epub Feb 26, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds08.

O objeto de estudo desta pesquisa são as políticas de acesso à educação superior e ao trabalho, mais especificamente a relação dessas políticas com os requisitos da sociedade atual em relação ao processo formativo. Tais requisitos são considerados em um contexto fortemente vinculado ao desenvolvimento econômico, na tentativa de adequar o processo de formação tão somente aos requisitos do mercado. Desenvolver uma formação comprometida com a aquisição de conhecimentos, que contribuem com o preparo para o trabalho e com a emancipação do ser humano, é o desafio que se apresenta na atualidade. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa com 20 professores que atuam na educação superior, mediante grupo focal. A partir dos depoimentos, foi possível identificar quatro categorias: características do contexto de trabalho; requisitos profissionais; características da formação; requisitos da formação. Os dados deixam evidente a necessidade de contemplar um processo educacional contextualizado e interdisciplinar de modo a contribuir com a superação das desigualdades educacionais e favorecer o acesso dos jovens ao trabalho.

Keywords : Política educacional; Educação Superior; Formação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )