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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GISI, Maria Lourdes; CORDEIRO, Gisele do Rocio  y  WESTPHAL, Angela Sugamosto. Políticas de acesso à educação superior e ao trabalho: a formação em questão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1223-1240.  Epub 26-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds08.

O objeto de estudo desta pesquisa são as políticas de acesso à educação superior e ao trabalho, mais especificamente a relação dessas políticas com os requisitos da sociedade atual em relação ao processo formativo. Tais requisitos são considerados em um contexto fortemente vinculado ao desenvolvimento econômico, na tentativa de adequar o processo de formação tão somente aos requisitos do mercado. Desenvolver uma formação comprometida com a aquisição de conhecimentos, que contribuem com o preparo para o trabalho e com a emancipação do ser humano, é o desafio que se apresenta na atualidade. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa com 20 professores que atuam na educação superior, mediante grupo focal. A partir dos depoimentos, foi possível identificar quatro categorias: características do contexto de trabalho; requisitos profissionais; características da formação; requisitos da formação. Os dados deixam evidente a necessidade de contemplar um processo educacional contextualizado e interdisciplinar de modo a contribuir com a superação das desigualdades educacionais e favorecer o acesso dos jovens ao trabalho.

Palabras clave : Política educacional; Educação Superior; Formação.

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