SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue54School curriculum and the end of pedagogic utopias: dystopia or a repositioning of investments?External evaluation and quality education: training of teachers in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

KNOBLAUCH, Adriane; MONDARDO, Giselly Cristini  and  CAPPONI, Luciane Aparecida Moraes. Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1335-1351.  Epub Feb 26, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ao03.

O objetivo do artigo é apontar contribuições do pensamento de Pierre Bourdieu, especificamente para os estudos sobre formação de professores, profissionalização e constituição da docência. Serão apresentadas algumas considerações sobre o conceito de habitus e o processo de socialização e, em seguida, discutiremos a constituição da prática escolar que se converte em senso prático. As análises apontam que a docência é fruto da trajetória social composta por diferentes agências socializadoras, as quais podem ser complementares entre si ou não, o que contribui para a construção de um habitus com disposições híbridas. Outro componente que se destaca é prática educativa que, como cultura compartilhada, também é um importante elemento que compõe o habitus, a partir do qual o aprendizado ocorre e as decisões didático-metodológicas são tomadas. Ressaltamos que conceber a docência como fruto da trajetória social a partir de disposições híbridas de habitus pode se constituir como uma ferramenta importante para nossas formas de atuar em cursos de formação docente e na elaboração de políticas públicas para essa área.

Keywords : Habitus; Socialização; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )