SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54Evaluación externa y la calidad de la educación: formación docente en cuestiónEducação como processo de iniciação: por uma didática raciovitalista no contexto da pós-modernidade - entrevista com o sociólogo Michel Maffesoli índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MONTEIRO, Maria Iolanda. A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1377-1397.  Epub 26-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ao05.

O artigo refere-se a uma pesquisa realizada com 45 professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública, em 2009, pertencentes à região de Araraquara, Estado de São Paulo. O estudo buscou o entendimento das dificuldades sobre o ensino e conteúdo de História e Geografia. Utilizou-se a entrevista para a sistematização dos dados, com orientações da pesquisa qualitativa. O estudo possibilitou a definição de algumas diretrizes para as políticas públicas de formação de professores, como valorização das áreas de História e Geografia, apropriação de seus conteúdos escolares e desenvolvimento de um estilo de ensino para o trabalho interdisciplinar. Identificaram-se ainda questões que envolvem a problemática da rotatividade docente nas escolas e do projeto político pedagógico da escola com espaços reservados para as áreas em discussão.

Palabras clave : História; Geografia; Política pública de formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )