SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue55Resilience in teachers: A way to improve capacities of populations to face a flood aggravated by climate changeEnvironmental training and pedagogical practices: a perspective from the graduates of the UACM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BORGES, Marcelo Gules. A TEIA e a REDE: aprendizagens nas/em redes locais de educação ambiental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1465-1501.  Epub Feb 11, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ds02.

A partir de uma etnografia realizada com duas redes de educação ambiental atuantes no contexto escolar no sul do Brasil, a TEIA e a REDE, o artigo analisa os modos pelos quais estes coletivos se constituem nos termos de suas identidades, modos de ação e aprendizagem nas/em redes. Para isso, apresento um conjunto referencial que tematiza os elementos sócio-historicos e da aprendizagem na dinâmica cotidiana de constituição e de ação destes coletivos. As redes que atuam no contexto escolar têm papel vital na formação dos educadores ambientais e nos processos de ambientalização da educação.

Keywords : Aprendizagem; Redes; Educação ambiental; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )