SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55Resiliencia en docentes: Una vía para mejorar capacidades de las poblaciones ante inundaciones agravadas por el cambio climáticoFormación ambiental y prácticas pedagógicas: una perspectiva desde los egresados de la UACM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BORGES, Marcelo Gules. A TEIA e a REDE: aprendizagens nas/em redes locais de educação ambiental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1465-1501.  Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ds02.

A partir de uma etnografia realizada com duas redes de educação ambiental atuantes no contexto escolar no sul do Brasil, a TEIA e a REDE, o artigo analisa os modos pelos quais estes coletivos se constituem nos termos de suas identidades, modos de ação e aprendizagem nas/em redes. Para isso, apresento um conjunto referencial que tematiza os elementos sócio-historicos e da aprendizagem na dinâmica cotidiana de constituição e de ação destes coletivos. As redes que atuam no contexto escolar têm papel vital na formação dos educadores ambientais e nos processos de ambientalização da educação.

Palavras-chave : Aprendizagem; Redes; Educação ambiental; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )