Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
BORGES, Marcelo Gules. A TEIA e a REDE: aprendizagens nas/em redes locais de educação ambiental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1465-1501. Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ds02.
A partir de uma etnografia realizada com duas redes de educação ambiental atuantes no contexto escolar no sul do Brasil, a TEIA e a REDE, o artigo analisa os modos pelos quais estes coletivos se constituem nos termos de suas identidades, modos de ação e aprendizagem nas/em redes. Para isso, apresento um conjunto referencial que tematiza os elementos sócio-historicos e da aprendizagem na dinâmica cotidiana de constituição e de ação destes coletivos. As redes que atuam no contexto escolar têm papel vital na formação dos educadores ambientais e nos processos de ambientalização da educação.
Palavras-chave : Aprendizagem; Redes; Educação ambiental; Escola.