SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55Formación ambiental y prácticas pedagógicas: una perspectiva desde los egresados de la UACMReflexiones sobre la Educación Ambiental en el curso de Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TORRES, Patrícia Lupion; SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz  y  OKADA, Alexandra. Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1530-1554.  Epub 11-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ds04.

Este estudo investiga como o grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem PRAPETEC - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com o projeto europeu Engage, promoveu atividades com estudantes do Ensino Médio e Superior para desenvolver novas estratégias para equipar os estudantes, para aplicar o conhecimento científico e desenvolver habilidades de pesquisa RRI (Responsible Research and Innovation - Pesquisa e Inovação Responsáveis) durante o ano de 2015. O projeto europeu Engage (engagementingscience.eu) tem como objetivo aumentar a conscientização da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI). A PUCPR, em parceria com o projeto Engage, realizou uma série de atividades, que promoveram a educação ambiental, envolvendo a Agrobiodiversidade - Transgênicos, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA) e a cocriação. Neste contexto, os professores desempenham um papel importante para tornar a educação ambiental mais relevante para as preocupações dos alunos, que são conhecidos por serem orientados para o futuro. Isso pode aumentar a probabilidade de que os alunos possam aplicar o que aprenderam fora da escola e, também, responderem a desafios sociais.

Palabras clave : REA - Recursos Educacionais Abertos; RRI - Pesquisa e inovação Responsável; Cocriação; Engage.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )