SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55Formación ambiental y prácticas pedagógicas: una perspectiva desde los egresados de la UACMReflexões sobre a Educação Ambiental no curso de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TORRES, Patrícia Lupion; SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz  e  OKADA, Alexandra. Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1530-1554.  Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ds04.

Este estudo investiga como o grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem PRAPETEC - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com o projeto europeu Engage, promoveu atividades com estudantes do Ensino Médio e Superior para desenvolver novas estratégias para equipar os estudantes, para aplicar o conhecimento científico e desenvolver habilidades de pesquisa RRI (Responsible Research and Innovation - Pesquisa e Inovação Responsáveis) durante o ano de 2015. O projeto europeu Engage (engagementingscience.eu) tem como objetivo aumentar a conscientização da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI). A PUCPR, em parceria com o projeto Engage, realizou uma série de atividades, que promoveram a educação ambiental, envolvendo a Agrobiodiversidade - Transgênicos, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA) e a cocriação. Neste contexto, os professores desempenham um papel importante para tornar a educação ambiental mais relevante para as preocupações dos alunos, que são conhecidos por serem orientados para o futuro. Isso pode aumentar a probabilidade de que os alunos possam aplicar o que aprenderam fora da escola e, também, responderem a desafios sociais.

Palavras-chave : REA - Recursos Educacionais Abertos; RRI - Pesquisa e inovação Responsável; Cocriação; Engage.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )