SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue55Environmental education and training process in crisis timeUbiquitous learning and communication: reconfiguration of pedagogical practices in cyber culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de  and  GOMEZ, José Antonio Caride. Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1598-1618.  Epub Feb 11, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ds07.

Na Amazônia brasileira, a formação docente no âmbito da universidade constitui-se como um importante objeto de disputas e negociações. Nas últimas décadas, tal objeto ganhou certas aproximações aos interesses que operam nas sutilezas das representações sociais e nas produções de inexistências - mais precisamente, das confluências que caracterizam a comercialização, a exploração e a violência, em sentido amplo. Em resposta às produções de inexistência, intensificou-se o interesse em (re)conhecer o processo de inserção da Educação Ambiental na formação em Pedagogia de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública municipal de Castanhal, Pará. O aporte teórico e metodológico foi orientado pelas contribuições da pesquisa qualitativa, pautada na vertente etnográfica da Teoria das Representações Sociais. Colaboraram com a pesquisa 121 docentes, os quais responderam ao questionário, complementado por dois grupos de discussão e pela observação participante. Os resultados indicam as dificuldades das instituições em estabelecer conexões e redes de construção e socialização de saberes quando contextualizadas na realidade cotidiana, sobretudo por meio dos segmentos de pesquisa e de extensão.

Keywords : Educação Ambiental; Representações sociais; Formação docente; Amazônia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )