SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue55Environmental Education and teacher training in Brazilian Amazon: academic settings and everyday lifeTeacher education in undergraduate courses: what teachers say author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MANTOVANI, Ana Margô  and  SANTOS, Bettina Steren dos. Comunicação e aprendizagem ubíqua: reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1619-1638.  Epub Feb 11, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao01.

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores reconfiguram suas práticas pedagógicas, por meio da comunicação e da aprendizagem ubíqua. Buscamos uma fundamentação teórica que inclui a “Biologia do Conhecer” e a “Multirreferencialidade”, bem como teóricos contemporâneos que estudam a cibercultura. Situa-se no âmbito do estudo de caso, constituído por professores de uma Instituição de Ensino Superior. A Análise Textual Discursiva configurou-se no método de interpretação das narrativas. Evidenciamos que os professores: incorporam em suas práticas pedagógicas a lógica comunicacional da cibercultura, por meio da comunicação ubíqua e das relações dialógicas que estabelecem; propõem situações de aprendizagem problematizadoras, configurando um espaço de convivência híbrido e ubíquo; e promovem estratégias de integração da aprendizagem ubíqua ao ensino formal. Concluímos que o potencial da ubiquidade proporciona novas ambiências comunicacionais que possibilitam a reconfiguração das práticas pedagógicas. Para tal, é necessário instaurar uma dinâmica de comunicação multi (direcional/dimensional), pautada na interatividade, nos processos de ensinar e aprender.

Keywords : Cibercultura; Comunicação e aprendizagem ubíqua; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )