SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianasA formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MANTOVANI, Ana Margô  e  SANTOS, Bettina Steren dos. Comunicação e aprendizagem ubíqua: reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1619-1638.  Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao01.

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores reconfiguram suas práticas pedagógicas, por meio da comunicação e da aprendizagem ubíqua. Buscamos uma fundamentação teórica que inclui a “Biologia do Conhecer” e a “Multirreferencialidade”, bem como teóricos contemporâneos que estudam a cibercultura. Situa-se no âmbito do estudo de caso, constituído por professores de uma Instituição de Ensino Superior. A Análise Textual Discursiva configurou-se no método de interpretação das narrativas. Evidenciamos que os professores: incorporam em suas práticas pedagógicas a lógica comunicacional da cibercultura, por meio da comunicação ubíqua e das relações dialógicas que estabelecem; propõem situações de aprendizagem problematizadoras, configurando um espaço de convivência híbrido e ubíquo; e promovem estratégias de integração da aprendizagem ubíqua ao ensino formal. Concluímos que o potencial da ubiquidade proporciona novas ambiências comunicacionais que possibilitam a reconfiguração das práticas pedagógicas. Para tal, é necessário instaurar uma dinâmica de comunicação multi (direcional/dimensional), pautada na interatividade, nos processos de ensinar e aprender.

Palavras-chave : Cibercultura; Comunicação e aprendizagem ubíqua; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )