SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue55Ubiquitous learning and communication: reconfiguration of pedagogical practices in cyber cultureReading strategies: a proposal of activities developed under the perspective of active teaching methodologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; KOGUTI, Maria Cristina  and  MANIESI, Paulo Sérgio. A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1639-1661.  Epub Feb 11, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao02.

O texto aborda a formação realizada nos cursos de licenciatura a partir do que dizem os professores oriundos desses cursos, considerando a relação entre universidade e escola. Toma por base pesquisa realizada com professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura, a partir do problema: quais são os indicadores dos professores da educação básica sobre sua formação e que se expressam em suas práticas docentes realizadas da educação básica? O objetivo é compreender a relação da universidade com a educação básica a partir de depoimentos de professores quanto à relação entre a sua prática pedagógica e a formação efetivada nos cursos de licenciatura de modo a indicar possíveis demandas para os cursos de licenciatura. A metodologia de abordagem qualitativa de pesquisa considera a investigação realizada por meio de entrevistas e questionários com professores e coordenadores da educação básica e estudantes desses cursos. A análise é baseada em Bardin (2010) e nos aportes teóricos do campo da formação docente, considerando como categorias básicas: os conhecimentos para a formação docente; a organização da prática pedagógica e a prática docente.

Keywords : Cursos de licenciatura; Escola básica; Prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )