SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55Comunicación y aprendizaje ubicuo: reconfiguración de las prácticas pedagógicas en la ciberculturaEstrategias de comprensión lectora: una propuesta de actividades desarrolladas bajo la perspectiva de las metodologías activas de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; KOGUTI, Maria Cristina  y  MANIESI, Paulo Sérgio. A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1639-1661.  Epub 11-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao02.

O texto aborda a formação realizada nos cursos de licenciatura a partir do que dizem os professores oriundos desses cursos, considerando a relação entre universidade e escola. Toma por base pesquisa realizada com professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura, a partir do problema: quais são os indicadores dos professores da educação básica sobre sua formação e que se expressam em suas práticas docentes realizadas da educação básica? O objetivo é compreender a relação da universidade com a educação básica a partir de depoimentos de professores quanto à relação entre a sua prática pedagógica e a formação efetivada nos cursos de licenciatura de modo a indicar possíveis demandas para os cursos de licenciatura. A metodologia de abordagem qualitativa de pesquisa considera a investigação realizada por meio de entrevistas e questionários com professores e coordenadores da educação básica e estudantes desses cursos. A análise é baseada em Bardin (2010) e nos aportes teóricos do campo da formação docente, considerando como categorias básicas: os conhecimentos para a formação docente; a organização da prática pedagógica e a prática docente.

Palabras clave : Cursos de licenciatura; Escola básica; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )