SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55O Curso de Pedagogia: permanências e novas tensões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VIEIRA, Fábio Pessoa  e  SOUZA, Lucas Barbosa e. Sustentabilidade na educação ambiental: uma alternativa local, na Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1709-1723.  Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao05.

Este artigo intenta apresentar outra possibilidade de compreensão sobre a sustentabilidade, na Educação Ambiental, tendo como suporte a fenomenologia e o pós-colonialismo. Para isso, o caminho escolhido é compreender a relação do homem com o ambiente, considerando como ponto deflagrador para tal, o envolvimento com o lugar. Esse envolvimento é entendido como uma perspectiva crítica à sociedade moderna e cientificista e à sua concepção de desenvolvimento, que implica na degradação ambiental. Logo, pensar sobre a sustentabilidade na Educação Ambiental é compreender que existe uma diversidade de sustentabilidades, construídas como produto das experiências humanas, a partir da relação de envolvimento com o lugar. Dessa maneira, a presente pesquisa buscou apresentar uma alternativa, de sustentabilidade local, ao conceito de desenvolvimento sustentável elaborado pela ONU. Tal alternativa foi descrita por intermédio de relatórios, elaborados por estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, em uma saída de campo realizada na Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Lugar; Sustentabilidade Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )