SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número56A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BRUNO, Adriana Rocha; SILVA, Judilma Aline Oliveira  e  ESTEVES, Maria Manuela Franco. Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.12-35.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ds01.

Em meio ao cenário contemporâneo que exige que os processos formativos para/com as docências no Ensino Superior se dêem numa interface com a cultura digital, o presente artigo apresenta pesquisas que tensionam as formas com que as Instituições públicas de Ensino Superior, em Portugal e no Brasil, têm produzido ações convergentes com tais demandas. O texto apresenta ideias basilares para a discussão dos dados, como Educação Aberta, Cibercultura, docência no Ensino Superior, e traz recortes de pesquisas realizadas pelas autoras, respectivamente, em níveis de pós-doutorado (em Portugal) e de doutorado (no Brasil). Os dados produzidos nas pesquisas evidenciam avanços nos processos de formação continuada para a docência no Ensino Superior (ES), entretanto eles ainda são desenvolvidos de modo pouco conexo com a composição de uma cultura mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), e as ações formativas, com poucas exceções, se distanciam das potencialidades trazidas pela cibercultura como aquela que traz dispositivos, interfaces e relações fomentadoras de aprendizagens convergentes com os estudantes e os docentes do século XXI.

Palavras-chave : Educação Aberta; DocênciaS no Ensino Superior; Formação continuada; Cibercultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )