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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Edméa Oliveira dos; RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes  e  SANTOS, Rosemary dos. A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.36-60.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ds02.

O presente artigo se insere no contexto dos estudos do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC/UERJ, no qual optamos por fazer pesquisa inspiradas em epistemologias das práticas, atualizando o método da pesquisa-formação na cibercultura por meio de tessituras metodológicas que se atualizam em cada nova pesquisa. A bricolagem multirreferencial e com os cotidianos possibilita desenvolvermos pesquisas no encontro de narrativas do cotidiano com narrativas acadêmico-científicas que nos aproximam da inteligibilidade das práticas em um processo de autoformação e formação. Objetivamos neste artigo apresentar a criação de dispositivos autorais em ambientes on-line junto com professores formadores da Pós-graduação em Educação da UERJ. Nosso estudo teve como questão central: como pensar e fazer uma relação pedagógica docente/discente favorável à formação autoral na cibercultura? Como resultados percebemos que os dispositivos on-line possibilitaram maior imersão docente e discente nas práticas da cibercultura; ampliaram os processos de mediação, antes restrito às práticas de ensino presenciais, e ainda exercitaram possibilidades de enxergar uma proposta didática que se aproxime da formação do ciberautorcidadão, na qual docentes/discentes se autorizam nas interações sociais/comunicacionais tecidas nas redes da cidadeciberespaços.

Palavras-chave : Pesquisa-formação na cibercultura; Atos de currículo; Ciberautorcidadão.

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