SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número56Massive / Small Open Online Courses (MOOC / SOOC) y Recursos Educativos Abiertos (REA): innovación disruptiva en la educación en línea y abiertaEl desarrollo de las ecologías de aprendizaje a través de las herramientas en línea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PESTANA, Filomena  y  CARDOSO, Teresa. Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.108-127.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ds05.

É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.

Palabras clave : Wikipédia; Recurso Educacional Aberto; Ensino Superior Online; Professores; Estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )