SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número56Percepciones de profesores y estudiantes de la formación virtual y de las herramientas en ellas utilizadasFormação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALVES, André Luiz; PORTO, Cristiane de Magalhães  e  OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.164-185.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ds08.

Este artigo analisa a contribuição e os usos do aplicativo WhatsApp no processo de aprendizagem colaborativa. Para isso, a experiência descrita neste trabalho foi articulada por meio da associação de um desenho didático, conectado a práticas pedagógicas e educativas, que favorecem a aprendizagem ubíqua por meio de experiências de app-learning, que se materializa espaço-temporalmente no uso do WhatsApp. Deste modo, parte-se da perspectiva epistemológica da Teoria Ator-Rede na análise de controvérsias articulada à rede educativa formada. Com isso, defende-se aqui o argumento de que a associação dos sujeitos aos objetos em suas mediações, traduções e agenciamentos favorecem o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais articulada entre os envolvidos - seja entidade humana ou não-humana e integrada às práticas culturais da Cibercultura. Como método, utiliza-se o estudo de caso qualitativo e de cunho descritivo. Os resultados obtidos possibilitam concluir que o engajamento dos sujeitos quanto ao uso do WhatsApp, articulado ao desenho didático e à proposta pedagógica, configura uma experiência de app-learning, principalmente pelo estabelecimento dos processos de mediação do ensino e da aprendizagem.

Palavras-chave : App-learning; Educação; Cultura Digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )