SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número56Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-redeA formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BEHRENS, Marilda Aparecida  e  JUNGES, Kelen dos Santos. Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.186-208.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ao01.

O atual contexto universitário requer um novo perfil profissional nos docentes do ensino superior, demandando, além do conhecimento científico da área em que atuam, um repensar sobre a forma de organização do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva pedagógica. Com este desafio posto, buscou-se investigar o problema: Quais as concepções dos professores portugueses para embasar uma formação pedagógica? Esta problemática gerou o objetivo desta pesquisa: Investigar e apresentar a visão de professores portugueses sobre a formação pedagógica para a docência no ensino superior. Ligadas a uma fase exploratória de pesquisa do doutorado, as 14 entrevistas apresentadas ocorreram durante um período de estágio. doutoral, com bolsa Capes, em Portugal, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os professores entrevistados foram escolhidos porque são autores portugueses presentes na literatura, os quais apresentam em suas pesquisas o tema formação de professores, disponíveis no Brasil. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com apoio de um guião focado nos temas a serem investigados. A categorização dos dados das entrevistas revela que as instituições de ensino superior precisam tornar-se o lócus dessa formação, a partir de processos formativos focados numa pedagogia universitária. Por outro lado, é importante que o docente universitário esteja convencido da importância da formação pedagógica e de seu desenvolvimento profissional e, para tanto, se disponham a melhorar sua prática para transformar a educação, a instituição, seus alunos e a si mesmo como profissional.

Palavras-chave : Docência Universitária; Formação Pedagógica; Contribuições de Pesquisadores Portugueses.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )